-->
usuários online
-->

13/05/2013

a conversa com

Liliana Ferreira, 22 anos e blogger, veio mostrar que uma estudante de Engenharia também gosta do mundo da moda, e têm uma visão muito própria acerca do tema. Já nos conhecemos a algum tempo e foi fácil que ela aceitasse o convite.
autora do blogue: http://www.chicreaction.com/

1-      Alguma vez pensaste que a moda seria uma projecção para o futuro?
Nunca pensei na moda como uma projecção para o futuro. No entanto, desde que me lembro que sempre gostei deste mundo, deste lado mais feminino e vaidoso digamos assim. Já em pequena tentava criar alguns modelos e desenhar à minha maneira, o blog apenas ajudou a expor este meu lado.



2-      A paixão pelo mundo da moda, cresceu contigo, ou tens alguém como referência?
Cresceu um pouco comigo e tenho a certeza que a minha mãe puxou um pouco esse lado. Saber distinguir uma seda de um algodão e quando algo está bem confeccionado ou não, vem muito dela e do que aprendi e ainda aprendo com ela. Tenho sempre algumas referências no entanto não sigo uma pessoa como referência, apenas vejo e interpreto à minha maneira.



3-      Como defines o teu estilo e qual é para ti a peça fundamental num look.
Adoro blazers e tenho uma paixão enorme por jeans por causa da versatilidade, conforto e facilidade com que se pode conjugar com outras peças. No entanto o blazer é o eleito como fundamental sendo que muitas das vezes pode ser descartado, no entanto o facto deste dar imediatamente um toque de elegância e sofisticação a alguém que o use torna-o numa das minhas peças favoritas.
Neste momento estou tentar deixar um pouco de lado o preto que até há bem pouco tempo era a cor que reinava no meu armário. Não gosto de definir muito um estilo mas acho que casual chic talvez seja o que melhor me define. 





4-      Depois de acabares a tua licenciatura, o que tens em vista para o mercado de trabalho? Tens algum projecto, ou algum sonho que queiras realizar?
Depois de acabar o meu curso, no meu caso Mestrado Integrado, tenho esperança de arranjar algo na minha área mas também tal como muitos tenho noção que não será nada fácil arranjar emprego no nosso país e por isso o estrangeiro está sempre presente como o último recurso.
 Espero ser bem sucedida profissionalmente e ter sucesso na minha área e a minha própria independência e sobretudo ser feliz. Por vezes esquecemo-nos um pouco dessa parte. No entanto acho que o bichinho” da moda estará sempre presente seja de que maneira for, na minha vida.


5-      Quais as maiores referencias a nível nacional, e internacional no mundo da moda?
Tive oportunidade de conhecer melhor o trabalho de Diogo Miranda no último Portugal Fashion e adorei e portanto a nível nacional diria Diogo Miranda e Miguel Vieira. A nível internacional gosto da linha mais minimalista de Alexander Wang e das peças mais coloridas de J. Crew. 

A nível de personalidades de referência tenho várias bloggers que nos mostram mais aquilo que podemos vestir no dia-a-dia como a Sandra dos Blasfemmes a nível nacional que acho fantástico o blog e o trabalho dela no mesmo, entre inúmeros blogs a nível internacional a Blair do Atlantic-Pacific, Olivia Palermo e o minimalismo da Cindy do Come over to the dark side we have a Candy , assim como várias personalidades do mundo da moda que nos habituamos a ver, a excentricidade da Anna Dello Russo, Christine Centenera e Miroslava Duma são alguns desses exemplos.


6-      Em pleno século XXI, e com o actual estado financeiro do país, achas que a moda estará a passar por uma fase menos boa? E se achas que, os jovens perdem o interesse para apostar nessa área de trabalho?
Talvez esteja a passar por uma fase menos boa, mas na minha opinião a situação económica pode ajudar à criatividade ou seja o facto de não ser possível ou existir menos poderá a ajudar a nascer o género de uma competição pelo que é mais criativo. 
As tendências, se olharmos para o percurso da história dependem muito da situação económica, política e social do mundo ou do país em que se vive. Por exemplo o recurso agora ao vintage que diz-se estar na moda, é nada mais que reciclar algo que já temos em casa de pais e/ou avós que são peças tem uma nova oportunidade de serem usadas porque na minha opinião as próprias tendências são uma reciclagem apenas com algumas mudanças aqui e ali. Tento ver uma parte positiva das coisas ainda que neste momento seja muito complicado.


7-      Para ti moda é …
Uma expressão de arte e da nossa personalidade.



Uma miúda inteligente que só ela, e com um estilo simples, impecável e nada extravagante. 
Gira e simpática que se farta, e mostra que a moda é aquilo que queremos que ela seja, basta termos inteligência para nos vestirmos bem. 




Sem comentários:

Enviar um comentário